JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : A Queda

A Queda

( Esta peça teatral pode ser a parte principal da noite,tendo a introdução do assunto, utilizando o vídeo do youtube: A origem do mal:parte 1 e por fim a peça que já tem uma boa conclusão.)



(Cenário:Tudo ocorre no céu,trono de Deus Pai,Deus Filho e Deus Espírito Santo)

Narrador:

Antes da manifestação do mal havia paz e alegria por todo o Universo. O amor a Deus era supremo e imparcial. Cristo, o Unigênito de Deus, era um com O eterno Pai em natureza, caráter e propósito- o único ser que poderia entrar nos conselhos de Deus.

Sendo a lei do amor o fundamento do governo de Deus, a felicidade de todos os seres criados dependia de sua perfeita harmonia com os outros princípios de justiça. Deus não tem prazer na submissão forçada, e a todos confere liberdade para que possam prestar-lhe serviço voluntário, e servi-lo não por obrigação, não por poder, mais por amor.

Houve porem, um ser que preferiu perverter esta liberdade. O pecado originou-se com aquele que abaixo de cristo, fora o mais honrado por Deus. Antes da queda Lúcifer era o primeiro dos querubins cubridores, santo e incontaminado.

Assim diz o Senhor:



Deus pai:

Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Perfeito és o teu caminho desde o dia da tua criação.

(Lúcifer sai e no canto ele diz)



Lúcifer:

Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus das mais altas nuvens e serei semelhante do Altíssimo, e exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei.



Narrador:

Cobiçando a honra que o infinito Pai conferira ao Seu Filho, esse príncipe dos anjos desejou a posição ocupada por Cristo e passou a invejá-lo. Então, a exaltação do próprio eu anunciava o mau que viria pela frente. Satanás de forma silenciosa e sediciosa invadiu a paz e alegria do Céu com o egoísmo.

Não pense por um momento que a rebelião de Lúcifer surpreendeu a Deus ou O apanhou desprevenido. O Senhor sabe todas as coisas incluindo os pensamentos de suas criaturas. Ele entendeu exatamente o que estava a se passar na mente de Lúcifer, por isso a trindade resolveu reunir-se, decidindo avisá-lo das conseqüências,

(Miguel chega a Lúcifer e fala)



Deus Filho:

Oh sinete da Perfeição tenho observado que tu tens se afastado da minha justiça e bondade, quero-lhe advertir que desta forma tu desonras o seu Criador e trás ruína sobre ti.



Lúcifer:

Oh!Eu Altíssimo?Eu jamais farei isso.

(Lúcifer sai e Miguel volta para o seu trono)



Narrador:

Mas a advertência de nada adiantou, só aumentando seu espírito de resistência e sua inveja por Jesus. O orgulho o fez aumentar seu desejo de supremacia.



Lúcifer:

Como pode eu querubim da guarda, superior sobre todos os outros em beleza, esplendor e sabedoria, não participar dos conselhos de Deus? Por que deveria cristo ter a supremacia? Por que é Ele assim honrado acima de mim? Por que o Filho é reconhecido soberano do céu, igual ao Pai em autoridade e poder? Eu quero ser igual Deus.



Narrador:

Lúcifer era querubim da Guarda Ungida, e estava mais próximo de Deus do que quaisquer dos outros seres angelicais era o ser criado mais exaltado do universo. Ele deveria sentir a gratidão e saber que Aquele que o criou era o seu criador e não o seu criado. A criatura nunca poderá se tornar o Criador. No entanto, foi isso que Satanás buscou ser. Deixando seu lugar na presença de Deus, Lúcifer saiu espalhando descontentamento entre os anjos, forçando-os a obedecer as suas regras.



Lúcifer:

Meus caros amigos, não precisamos de leis, deveríamos ser livres para seguir nossas próprias vontades. Essa lei é uma restrição à liberdade, e quando eu assumir a minha posição eu irei aboli-la,e trarei liberdade para todos os habitantes do céu.



Narrador:

A inveja e o ódio de Satanás por Cristo levaram-no a lançar uma campanha de desinformação contra Ele entres os anjos. Deus suportou longamente a Lúcifer. Lúcifer não perdeu a sua posição elevada,nem mesmo quando começou a apresentar suas falsas pretensões diante dos anjos.



Espírito Santo:

Querubim da Guarda Ungida eu conheço o teu coração e sei o que passa, isso o que fazes trará conseqüências graves.



Deus Filho:

A lei é justa e boa é a expressão do meu caráter. O que existe na minha lei é a minha vontade, é a revelação do meu espírito, por esta razão a minha lei é importante, nela é vos dado o deslumbre do meu próprio pensamento, uma visão de base do meu governo.



Deus Pai:

Meu querido ainda há chance de arrependimento, o meu amor e a minha sabedoria podem te conceder o arrependimento. Tudo o que eu puder fazer para te convencer de teu erro eu farei.



Lúcifer:

Oh Senhor nem eu mesmo compreendo a verdadeira natureza dos meus sentimentos.



Deus Filho:

Sua insatisfação é sem causa, as reivindicações divinas são justas e você, oh meu querido, precisa reconhecê-las.



Narrador:

Se ele tivesse feito isso poderia salvar a si mesmo e a muitos anjos. Caso houvesse desejado voltar para Deus,satisfeito por preencher o lugar a ele designado,teria sido reempregado a seu cargo.Mas o orgulho o impediu de submeter-se.E prosseguiu dizendo:



Lúcifer:

Não necessito de arrependimento. Já que cheguei a esse ponto irei até o fim.



Narrador:

E entregou-se por completo ao grande conflito contra o seu Criador. Todas as faculdades de sua mente superior foram aplicadas a obra do engano, afim de conseguir a simpatia dos anjos.

(Satanás sai para onde se encontram os anjos e fica simulando uma conversa, tentando convencê-los)



Lúcifer:

Como eu fui mal interpretado pela trindade. Eles querem cortar a minha liberdade. Vocês viram, O Filho de Deus humilhou-me perante todos os habitantes do céu.



Anjo mau 1:

Eu vi, eu vi,você está certo.



Anjo mau 2:

É você está certo,nós precisamos de liberdade.



Anjo bom 1:

Não vocês estão errados,a lei nos diz o que é certo e o que é bom.



Anjo bom 2:

A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma.



Anjo bom 3:

A lei de nosso Altíssimo,nos torna sábio,é útil para o ensino,para a repreensão,para a educação na justiça.



(Lúcifer fala para os anjos bons)



Lúcifer:

Vocês não se preocupam com os nossos interesses.



Narrador:

Era sua prática tornar perplexos os anjos, tudo o que era simples ele envolvia em ministérios, e por meio de artificiosas perversões lançava duvidas às mais compreensíveis declarações de Deus.Seu elevado cargo dava maior força às suas alegações e assim muitos anjos uniram-se a ele.

(Enquanto isso a trindade conversa entre si)



Deus Pai:

Devemos deixar que Lúcifer levante sua obra.É necessário que seus planos se desenvolvam completamente para que sua verdadeira natureza possa ser vista por todos.



Deus Filho:

Lúcifer é grandemente amado pelos seres celestiais, e sua influencia sobre eles é muito forte.



Espírito Santo:

Os anjos são fiéis e podem não discernir perfeitamente o seu caráter. Eles não sabem para onde a obra de Satanás irá os levar, todos o honram demais, eles não conhecem o pecado e o mal que ele deve trazer. Só o tempo fará manifestar suas más obras, e esse tempo é necessário para que eles vejam sua má intenção e que Eu não Sou tirano,mas que quero só o bem deles e que os amo.





Deus Pai:

Não vamos acabar com ele, se não todos os seres celestiais irão pensar que ele está certo, e que só porque ele nos acusou de tirania Nós o destruímos. E assim todos eles nos serviriam por medo e não por amor. Vamos deixar que ele prossiga com seu intuito, e que ele mesmo mostre a natureza de suas pretensões.



Deus Filho:

Deixemos que as suas próprias obras o condenem.



Espírito Santo:

Todo o Universo deve ver o enganador desmascarado.



Narrador:

Mesmo quando foi decidido que ele não poderia mais permanecer no céu, a Sabedoria Infinita não destruiu a Satanás.



Deus Pai:

A submissão das criaturas de Deus deve ser a convicção de sua justiça.



Deus Filho:

Os habitantes do céu e de outros mundos estão desesperados para compreender as conseqüências do pecado, eles não veriam a nossa justiça e misericórdia na destruição de Satanás.



Espírito Santo:

Se ele for destruído agora, os anjos nos servirão por temor e não por amor.



Deus Pai:

E sua influencia não será completamente extinta, tampouco acabando o espírito de rebelião.



Deus Pai:

Para o bem do Universo através das infindáveis eras, Satanás deve desenvolver mais plenamente seus princípios, para que suas acusações contra nós possam ser vistas sob a verdadeira luz por todos os seres criados.



Espírito Santo:

A rebelião de Satanás servirá para o Universo como um testemunho dos terríveis resultados do pecado.



Deus Pai:

Seu governo mostrará quais os frutos de rejeitar a autoridade divina. Ele não poderá ficar mais aqui no céu.

(Deus anunciava a expulsão de Satanás e seus anjos)



Deus Pai:

Como caíste do céu, oh estrela da manhã,filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e o monte da congregação me assentarei.



Deus Filho:

Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecia no monte santo de Deus,no brilho das pedras andavas.Perfeito eras no teu caminho, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.



Espírito Santo:

Encheu-se o teu interior de violência,e pecaste,por isso te lançarei fora do monte de Deus e te farei perecer,ó querubim da guarda,em meio ao brilho das pedras.Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura,corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor,lancei-te por terra,diante dos reis te pus,para que te contemplem.



Narrador: (Enquanto o narrador lê esta parte de baixo, encenar tudo,desde Miguel e seus anjos lutando com Lúcifer e seus anjos com espadas e depois quando eles foram expulsos do céu, até a serpente dando a maça para Eva e ela dando-a para adão, a tristeza deles,todo o inicio do pecado na Terra...)

Então houve guerra no céu. Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, que engana todo o mundo,sim, foi lançado na terra,e os seus anjos foram lançados com ele.

- Satanás queria ser rei e precisava de algum lugar para reinar, depois que foi expulso do céu, ele colocou seu foco na Terra a fim de levar a raça humana a se rebelar contra Deus. Satanás sabia que Deus havia dado a todas as criaturas, angelicais e humanas, a liberdade de escolha. E se aproveitando dessa situação, levou a Adão e Eva, junto com toda a humanidade a serem escravos seus e do pecado. Por meio de Adão e Eva o pecado entrou no mundo, e trouxe consigo a morte, com resultado a morte se espalhou por toda raça humana porque todos pecaram. E assim Satanás se tornou o senhor da terra.



Satanás:

O homem pecou, eles fizeram a minha vontade, eles me obedeceram, todos agora me pertence, toda humanidade, toda raça humana é minha.



Deus Pai:

O homem pecou, perdeu sua posição, seu domínio da Terra. Contudo o Salário do pecado é a morte.



Deus Filho:

Não podemos permitir que o homem seja destruído eternamente, o amamos demais, vamos resgatá-lo. Alguém precisa morrer por eles, já que o salário do pecado é a morte.



Anjo Bom 1:

EU MORRO POR ELES!!!!!!!!!



Satanás:

De modo algum, não quero que nenhum anjo morra por eles. Eles me pertencem. Não quero que um anjo morra por eles, pois afinal eu tenho 1\3 dos anjos,eu quero que Ele (Satanás aponta para Jesus)vá para a Terra, desprovido de poder e de toda honra e glória de seus anjos.



Deus Filho:

Eu amo demais meus filhinhos. Para não deixar que eles morram eternamente, Eu irei para a Terra e morrerei por eles, salvando-os de todos os seus pecados.



Satanás:

Agora sim a oferta foi boa,eu aceito esta troca,mais eu quero que você vá para a Terra desprovido de poder e gloria de Seus anjos,eu quero que você se torne um homem sujeito a pecar, quero que você tome para si a natureza humana corrompida.



Narrador:

E assim Jesus “como nós” em tudo foi tentado. Sofreu toda provação a que estamos sujeitos. E não exerceu em Seu próprio proveito poder algum que não seja dado ao homem pecador.

Para que as tristes sombras se pudessem iluminar, para que o mundo pudesse voltar ao criador, era preciso que se derribasse o poder enganador de Satanás. Isso não se podia fazer pela força. O exercício da força é contrário aos princípios do governo de Deus, Ele deseja unicamente o serviço de amor, e o amor não se pode impor, não pode ser conquistado pela força ou pela autoridade. Conhecer a Deus é amá-lo. Seu caráter deve ser manifestado em contraste com o de Satanás. Essa obra Só Jesus poderia realizar, pois só Ele conhecia a altura e profundidade do amor de Deus e poderia torná-lo conhecido.

O plano de nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois de Adão. Foi a revelação “do mistério que desde tempos eternos esteve oculto”. Desde o princípio, Deus e Cristo sabiam da apostasia de Satanás, e da queda do homem por meio do engano do inimigo. Deus não ordenou a existência do pecado. Previu- a, porém, e tomou providências para enfrentar a terrível emergência. Tão grande era Seu amor pelo mundo que decidiu entregar Seu Único Filho “para que todo aquele que nEle crê não morra mais tenha a vida eterna.”(João 3: 16)

O sacrifício de Cristo foi voluntário. Ele poderia ter permanecido as lado de Seu Pai, poderia ter retido a glória do Céu, e as homenagem dos anjos. Mas preferiu entregar o cetro nas de Seu Pai, e descer do trono do Universo, a fim de trazer luz aos que estão em trevas, e vida aos que estavam prestes a perecer.

Mais de dois mil anos atrás, se cumpriu o desígnio que estivera oculto desde tempos eternos. Cristo esta prestes a visitar nosso mundo, e a encarnar. Mas houvesse aparecido com Sua glória que possuía com o Pai antes que o mundo existisse, e não teríamos podido resistir à luz de Sua presença. Para que pudéssemos e não ser destruídos, a manifestação de Sua glória foi velada. Então a glória de Jesus foi restringida para que a fraca visão de homens finitos a pudessem contemplar. Da mesma maneira Cristo devia vir no “ corpo abatido”(Filipenses 3:21), “semelhantes aos homens.”Aos olhos do mundo, não possuía beleza para que O desejassem, e não obstante era o encarnado Deus,a luz do Céu na Terra. Sua glória estava encoberta, Sua grandeza e majestade ocultas, para que pudesse atrair a Si os tentados e sofredores.

Desde que Cristo veio habitar entre nós, sabemos que Deus está com as nossas provações,e Se compadece de nossas dores. Todo filho e filha de Adão pode compreender que nosso Criador é o amigo dos pecadores. Pois em todos os momentos de tristezas, de dificuldades e fraquezas Ele está conosco.

Na luta entre e Cristo e Satanás, durante o ministério terrestre do Salvador, o grande enganador foi desmascarado e revelado seu verdadeiro caráter. Pela sua guerra cruel ao Redentor do mundo, os anjos celestiais e de todo o universo fiel perderam suas afeições por ele. Quando ele inspirou o povo a rejeitarem o amor de Jesus e gritar: “Crucifica-O,crucifica-O” – tudo isso despertou o assombro e a indignação do universo contra Satánas. O príncipe do mal exerceu todo o seu poder e engano a fim de destruir Jesus. Mas não conseguiu, mesmo em tudo sendo tentado, Jesus foi perfeito em Seu caminho e não conheceu o pecado.

Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tínhamos participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia. “pelas Suas pisaduras fomos sarados.” Isa, 53:5

Essa é a mais bela história de amor de todos os tempos, um amor incondicional, sem limites, sem fronteiras, um amor que foi dado a você, retribua-o enquanto é tempo.


Colaborador: Rhaynara Sousa